- abril 23, 2020
- Postado por: Rafael Kosoniscs
- Category: Guia para a inclusão da Pessoa com Deficiência
Parecer
Perfil Geral do Candidato
Nome:
Idade:
Data de Nascimento:
Perfil profissional
Formação educacional do candidato, incluindo informações sobre as instituições de formação, caso sejam relevantes, como por exemplo escolas federais, escolas com boa avaliação pelo MEC, etc. Pesquisar habilidades e conhecimentos em outras áreas, bem como cursos realizados para aprimorá-las, como informática, idiomas, atendimento, conhecimentos da área administrativa, etc.
Experiência profissional
Relatar a experiência profissional, identificando as áreas de atuação, cargos ocupados e funções, procurar explorar mais informações sobre as atividades nas quais o candidato tenha se adaptado mais e que sejam de seu maior interesse. No caso de estar trabalhando no momento, identificar a área, cargo e as atividades que desenvolve. Verificar o nível de satisfação do candidato em relação ao seu trabalho e suas expectativas em relação à carreira profissional. Cabe ressaltar que, no caso de queixas e reclamações do candidato em relação ao seu último trabalho, é importante que esses dados sejam descritos de maneira a minimizar uma conotação pejorativa. Ex.: O candidato relata que a empresa paga pouco e não valoriza o profissional. Devemos traduzir essa informação de maneira mais amena. Ex.: O candidato relata que já alcançou seus objetivos dentro da empresa e gostaria de buscar novas oportunidades para enriquecer seu desenvolvimento profissional.
Características pessoais
Postura: relatar questões como segurança, tensão, espontaneidade, timidez, irritabilidade, ansiedade.
Comunicação: fluência verbal, clareza e objetividade nas informações, dicção, uso de gírias. Relacionamento interpessoal: extroversão ou introversão, espontaneidade, timidez, iniciativa, liderança, interesse, inibição, desenvoltura, tensão, atenção e interesse, estabilidade. Relacionamento com grupos: atitude de colaboração, dispersão, contribuição para realização de atividades com ideias, iniciativa, liderança, agilidade, planejamento, organização, criatividade.
Quadro da deficiência
Identificar o tipo de deficiência: física, auditiva, visual, mental, intelectual ou múltipla. Como foi adquirida: acidentes, sequelas de doenças, causas genéticas. Caso seja congênita, verificar as causas relatadas pelo diagnóstico médico. Cabe ressaltar que em alguns casos a causa pode ser indeterminada.
Deficiência física
Descrever a deficiência, relatando de que forma foi adquirida. Informar sobre o tipo de deficiência física, como amputação, má formação congênita ou adquirida através de problemas relativos à gravidez, uso indevido de medicamentos, acidentes de trabalho, trânsito ou outros, bem como identificar os membros atingidos (membros superiores, inferiores) e qual o grau de comprometimento no que se refere à locomoção, realização de atividades que envolvem habilidades manuais, necessidade de apoios como muletas, palmilhas, botas ortopédicas, softwares, teclado, mouse, altura da mesa, etc. Descrever restrições quanto à realização de atividades frente à deficiência, como por exemplo, permanecer muito tempo em pé ou sentado, realizar esforço físico, etc.
Relatar informações sobre independência pessoal ou se existe necessidade de apoio para locomoção, cuidados pessoais, comunicação, entre outros.
Deficiência visual
Descrever nível de comprometimento visual: cegueira, resíduos de visão, visão focal ou lateral nos casos de retinose pigmentar ou outras situações relatadas pelo candidato e comprovadas por laudo médico do especialista. Necessidade de apoio para desenvolvimento de atividades como braile, softwares de voz, ampliação de telas, microfone e fone de ouvido, apoio para locomoção.
Deficiência auditiva
Certificar-se de que é perda bilateral (atinge os dois ouvidos)? Usa aparelho auditivo? Possui comunicação oral? Apresenta déficit de articulação da fala? A fala é inteligível? É compreensível pelo contexto? Faz leitura labial? Há necessidade de apoio pela escrita?
Deficiência intelectual
Foi atendido por instituição especializada na área? Possui habilidades acadêmicas básicas de leitura e escrita? Possui independência pessoal de locomoção e uso de transporte? Necessita ou faz algum tratamento médico? Toma medicação? • Para todas as deficiências
Como lida com a deficiência quanto à aceitação dessa condição e autoestima? Como se integra ao ambiente social? (observar dados de seu relacionamento no meio familiar e social e como faz o relato sobre a deficiência).
Conclusão
Indicamos o encaminhamento do candidato ao programa da empresa para uma vaga