- novembro 17, 2017
- Postado por: Rafael Kosoniscs
- Category: Educação
Práticas e Desafios da Educação Inclusiva
Objetivo
O Projeto visa criar metodologia para fortalecer o processo de inclusão na rede pública de ensino de Ribeirão Preto/SP e também em outros Municípios, que queiram utilizar a publicação “O Guia do Educador Inclusivo”.
Estrutura do Projeto
Apoio financeiro: Carrefour Comércio e Indústria Ltda.
Apoio operacional: Instituto Carrefour
Desenvolvimento da Metodologia: Amankay
Cocriação: Secretaria de Educação/CEE
Como a Metodologia foi criada
A metodologia foi construída de forma interativa, com a participação da Coordenadoria de Educação Especial/CEE da Secretaria de Educação de Ribeirão Preto desde o início.
A comunidade também foi ouvida, mais precisamente duas Escolas municipais, indicadas pela CEE, que são as escolas piloto do Projeto: EMEF Dr. Faustino Jarruche e CEMEI Prof. Eduardo Romualdo de Souza.
Foram feitas 6 (seis) rodas de conversa, mediadas por dinâmicas, com a equipe escolar (gestores, professores, administrativos e operacionais), com mães e pais de alunos com deficiência e mães e pais de alunos sem deficiência, destas duas escolas. Suas falas foram gravadas, em áudio e vídeo.
Os sonhos, as inquietações, as interrogações e as certezas trazidas pelos participantes vão orientar a escrita do Guia.
“O Guia do Educador Inclusivo”
Esse é o título da publicação que terá 7 (sete) capítulos, sobre os temas identificados pelos participantes das rodas de conversa.
Os capítulos serão escritos pela equipe do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.
Cada capítulo será discutido por um grupo de especialistas em educação, que darão sugestões sobre o conteúdo.
O texto final será publicado inicialmente no site do Instituto Carrefour e no espaço do Amankay, construído especialmente para o Projeto, com recursos de acessibilidade digital: Amankay.
Em seguida, estará disponível para download gratuito em sites e blogs interessados, como este do Coexistir.
Cada capítulo será publicado assim que ficar pronto – ou seja, sendo possível utilizá-lo imediatamente.
Entrega oficial
Quando o projeto terminar, haverá uma entrega oficial para a Secretaria de Educação/Coordenadoria de Educação Especial de Ribeirão Preto.