- outubro 16, 2018
- Postado por: Rafael Kosoniscs
- Category: Educação
Faltando três semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 04 e 11 de novembro de 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou vídeo provas para que estudantes com deficiência auditiva e visual possam estudar para o exame.
As vídeo provas foram disponibilizadas no site do Instituto e contam com questões e gabaritos. Em anos anteriores, o material era compartilhado por meio da plataforma do Youtube, neste canal.
Com a mudança, o aluno tem acesso à prova em uma plataforma similar a utilizada no dia da prova, o que pode melhorar o desempenho dos candidatos com deficiência. O Enem também disponibiliza provas em braille, para candidatos com deficiência visual.
O Enem é a principal forma de ingresso nas Universidades Federais. Em 2016, as instituições ofereceram, pela primeira vez, cotas para pessoas com deficiência. Segundo o Inep, em 2018, 1500 pessoas com deficiência matricularam-se no ensino superior por meio das cotas.
Porém, apenas 12 mil pessoas com deficiência estão matriculadas em universidades federais. Dessa forma, a medida do Inep pode contribuir para um maior acesso das pessoas com deficiência ao ensino superior.
Texto: Ana Carolina Prieto
Leia mais no link: