- fevereiro 22, 2019
- Postado por: Rafael Kosoniscs
- Category: Eventos
Datas
30/03/2019 e 06/04/2019
Horário
8h às 17h com uma hora de intervalo para almoço
Local
Espaço Imago – Rua Pintassilgo 463 – Moema – São Paulo
O curso conta com material de apoio digital e certificado com modalidade de curso livre.
Apresentação
O curso abordará os eixos norteadores da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no que diz respeito à mediação como estratégia de apoio para a equiparação de oportunidades das pessoas com deficiência intelectual. A partir do olhar sobre o modelo social, a mediação se torna um recurso eficiente para a promoção da participação dessas pessoas como protagonistas e condutoras do seu projeto de vida. Seja na família, nos ambientes de aprendizagem ou trabalho, os apoios precisam ser pensados em todas as esferas de aplicação. Seguindo esse princípio, entendemos a importância de criar espaços de troca de experiências, reflexão e criação, relacionadas ao papel do mediador nesse processo.
Objetivo
• Oferecer aos participantes, um espaço de reflexão relacionado aos principais conceitos sobre mediação e recursos de apoio para a pessoa com deficiência intelectual e/ou em situação de vulnerabilidade.
• Oportunizar aos participantes, a experimentação de exemplos de ações de mediação, instrumentos e técnicas, que possam ser utilizadas em seu plano de intervenção junto às pessoas com deficiência intelectual e/ou situação de vulnerabilidade.
Conteúdo:
I – Dimensões da mediação:
Identificação da mediação no contexto sócio-cultural;
As diferentes abordagens sobre mediação.
II – O foco na potência da pessoa com deficiência intelectual e/ou em situação de vulnerabilidade.
A pessoa com deficiência intelectual e sua participação no mundo contemporâneo;
Medidas protetivas na garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou em situação de vulnerabilidade.
II – A mediação como recurso de acessibilidade:
No contexto familiar;
Nos ambientes de aprendizagem;
No Trabalho;
Nos espaços de cultura e lazer;
Na saúde e qualidade de vida;
III – O perfil do mediador:
Habilidades de mediação;
Funções do mediador;
Compromisso e vínculo no atendimento;
Norteadores que compõe o plano de trabalho para a mediação.
IV – Estratégias e ferramentas de mediação:
Instrumentos de apoio para a elaboração de um projeto centrado na pessoa;
Técnicas de mediação.
Facilitadoras
Juliana Barica Righini Cress:30.369
Bacharel em Serviço Social, pela PUC São Paulo (1999); especialista em Terapia de Casal e Família, pela Faculdade Paulista de Serviço Social (2004). Entre muitas experiências profissionais, há mais de 10 anos atua no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias; Coordenou o Serviço Social e o Programa de Empregabilidade na Associação Carpe Diem. Presta consultoria para empresas.Realiza trabalho de anamnese e análise de famílias e pessoas com deficiência. Há 2 anos participa de um projeto de Educação Inclusiva, que contempla trabalho com famílias e anamneses, com foco nos contexto social, acesso, legislação dos alunos com deficiência e suas famílias.Como mediadora, acompanha jovens com deficiência intelectual e grupo de autodefensores.Membro do grupo de Estudos Sobre Envelhecimento das Pessoas com Deficiência Intelectual. Colaboradora do livro “Envelhecimento e Deficiência Intelectual – uma emergência silenciosa”- APAE-SP2012 – acompanhou um grupo de jovens com Síndrome de Down, no lançamento da versão em inglês do manual “Mude seu falar que eu mudo meu ouvir” – Organização das Nações Unidas – ONU/NY, na 1a comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down.2013 e 2014 – participou como consultora de conteúdo do documentário “E agora, José, Maria e João…”,filme sobre a experiência de moradia assistida para pessoas com deficiência intelectual na Holanda.Coautora do livro “Simplismente Irmãos”- com relatos de irmãos de jovens com deficiência intelectual.Em 2017- Representou o Instituto Carpe Diem, na ONU- NY, apresentando o trabalho de consultoria em empregabilidade e pessoas com deficiência intelectual.
Regiane Silva
Formação: Psicóloga – CRP/SP no.30740; Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae, SP.
Apresentação: Proprietária da Co-Labora diversa, consultoria em educação. 30 anos de experiência em Educação Inclusiva, atuando na formação de professores da rede pública e privada, no território nacional. Presta assessoria sobre inclusão escolar no ensino básico: orientação para gestores, professores, famílias e comunidade escolar. 25 anos de experiência como consultora de Emprego Apoiado para pessoas com deficiência intelectual, desenvolvendo programas de treinamento e desenvolvimento de equipes em organizações sociais, institutos de pesquisa, empresas públicas e privadas. Foi consultora associada na área de Empregabilidade do Instituto Carpe Diem, SP.
Publicações recentes
Responsável pela pesquisa, elaboração e organização de conteúdo em publicações sobre educação inclusiva.Trabalhos recentes: “Guia básico sobre sinais de atenção na primeira infância” do projeto Pequenos Gigantes do Instituto de Ensino e Pesquisa da APAE de São Paulo (2017) e o “Guia do Educador Inclusivo”, realização do Instituto Amankay e apoio do Instituto Carrefour (2018).
Participação em conferências:
Eventos mais recentes: Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down – ONU. NY, 2017 – Apoio ao empregador sob a perspectiva do mercado de trabalho inclusivo brasileiro; VIII Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down – Alagoas, 2017:Empregabilidade da Pessoa com Síndrome de Down.