Marcus Vinícius Bomfim Consultor do Coexsitir

Sou doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Conquistei meu mestrado em Ciências da Comunicação na ECA-USP em 2015 e, posteriormente, realizei duas pós-graduações lato sensu: Gestão Integrada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos (DIGICORP) pela ECA-USP em 2011, e Gestão de Processos da Comunicação (GESTCOM) também pela ECA-USP em 2003. Iniciei minha formação acadêmica com a graduação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Faculdade Cásper Líbero em 2001.

Atualmente, faço parte do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (CiteLab) e do Observatório Gênero, Raça e Territorialidades (Gerate), ambos vinculados à UFF – Universidade Federal Fluminense. Além disso, integro o Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI) da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e sou membro do Afrodiásporas – Núcleo de Pesquisas sobre Mulheres Negras, Cultura Visual, Política e Educomunicação em Periferias Urbanas, sediado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Tenho a honra de atuar como revisor da Revista Dito e Efeito da UFTPR, contribuindo para a divulgação e disseminação de conhecimentos na área de comunicação. Minha trajetória acadêmica e participação em diferentes grupos de pesquisa refletem meu comprometimento com o estudo e a promoção de questões importantes relacionadas à comunicação, gênero, raça e educação.

Sou consultor do Coexistir e auxilio o segmento do comércio varejista em geral, que tem enfrentado nos últimos anos uma série de controvérsias e conflitos relacionados à diversidade étnico-racial, causando uma percepção negativa na opinião pública.